Veterinária da ONG Dogs Trust ganha Prêmio “WSAVA One Health” de 2023
O Prémio WSAVA One Health 2023, que destaca o papel das equipes veterinárias na deteção de sinais de maus-tratos a animais domésticos, e esse ano o premio vai ser entregue a Dra. Paula Boyden, diretora veterinária da organização Dogs Trust − instituição do Reino Unido, conforme anuncia a WSAVA em comunicado.
O Prêmio “WSAVA One Health Award”, apresentado pelo Comitê One Health da WSAVA (OHC), distingue indivíduos ou organizações que promovam o conceito de Saúde Unica – One Health na area de animais de companhia. A ligação entre a One Health e a violência doméstica tem sido um dos principais focos deste Comitê, de acordo com a associação mundial, e o tema será abordado num workshop realizado no âmbito do WSAVA World Congress, no dia 26 de setembro – um dia antes do evento −, em Lisboa. Paula Boyden participará no workshop, juntamente com Melinda Merck, ex-copresidente do Comité de Bem-Estar e Bem-Estar Animal da WSAVA e membro global especialista em perícia veterinária e investigação de crime animal.
A Dra.Paula Boyden formou-se no Royal Veterinary College da Universidade de Londres em 1992 e exerceu prática clínica geral durante 11 anos. Ingressou na organização Dogs Trust em 2010 e foi nomeada diretora veterinária em 2011. A profissional é também presidente do The links group , uma organização sediada no Reino Unido, que organiza campanhas para aumentar a consciencialização sobre a ligação entre a violência domestica e a violência contra animais, prestando apoio neste sentido.
“Sinto-me extremamente honrada por ser nomeada para este prémio que considero muito digno. Tenho a sorte de fazer parte de uma equipe incrível do The Links group, que oferece esse importante treino para a profissão veterinária. Endereço os meus sinceros agradecimentos ao Conselho Executivo da WSAVA por reconhecer este trabalho”, comenta a médica veterinária.
Michael Lappin, presidente do Comité One Health da WSAVA, refere: “Eu e a Dra. Merck somos admiradores de longa data do trabalho crítico efetuado pela Dra. Boyden na área da violência doméstica e, como resultado, ficamos encantados em indicá-la para este prestigioso prémio. Ela foi então a escolha unânime do Comité One Health. A contribuição da Dra. Boyden para aumentar a consciencialização sobre a violência doméstica como uma questão de saúde única é reconhecida por todos em todo o mundo, fornecendo excelentes orientações para apoiar a equipa de saúde veterinária a ser proativa nesta área.”
Recorde-se que no ano passado o prémio foi entregue ao parasitologista brasileiro Filipe Dantas-Torres, pela sua campanha contra a morte de cães infetados com leishmaniose.
Fonte: Veterinaria Atual