Políticas e Procedimentos de Credenciamento do COE (Council of Education): Requisitos de uma Faculdade de Medicina Veterinária Credenciada
Políticas e Procedimentos de Credenciamento do COE (Council of Education): Requisitos de uma Faculdade de Medicina Veterinária Credenciada
As seguintes definições serão usadas na aplicação dos Padrões:
- Deve: Indica um requisito obrigatório.
- Deveria: Indica a maneira recomendada e altamente desejável para atingir o Padrão.
Os Padrões de Acreditação
7.1. Padrão 1, Organização
A faculdade deve desenvolver e seguir sua declaração de missão.
Uma faculdade de medicina veterinária credenciada deve fazer parte de uma instituição de ensino superior credenciada por uma organização reconhecida para esse fim pelo governo de seu país. Uma faculdade pode ser credenciada apenas quando for uma importante divisão administrativa acadêmica da instituição-mãe e receber o mesmo reconhecimento, status e autonomia de outras faculdades profissionais dessa instituição.
O diretor executivo/reitor deve ser um veterinário. Este indivíduo deve ter autoridade geral de supervisão e orçamento necessária para assegurar a conformidade com os padrões de credenciamento. O(s) funcionário(s) responsável(eis) pelos assuntos profissionais, éticos e acadêmicos do(s) hospital(is) de medicina veterinária ou equivalente(s) também devem ser veterinários.
Deve haver pessoal administrativo suficiente para administrar adequadamente os assuntos do colégio, conforme apropriado para a inscrição e operação.
A faculdade deve criar um ambiente acadêmico que não discrimine e busque aumentar a diversidade, de acordo com a lei aplicável. A diversidade pode incluir, mas não está limitada a raça, religião, etnia, idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, origem cultural e socioeconômica, nacionalidade e deficiência.
7.2. Padrão 2, Finanças
As finanças devem ser adequadas para sustentar os programas educacionais e a missão da faculdade.
As faculdades com programas de graduação devem relatar claramente as finanças (despesas e receitas) específicas desses programas separadamente das finanças (despesas e receitas) dedicadas a todos os outros programas educacionais.
Serviços clínicos, serviços de campo e hospitais universitários devem funcionar como recursos instrucionais. A integridade instrucional desses recursos deve ter prioridade sobre a autossuficiência financeira das operações de serviços clínicos.
7.3. Padrão 3, Instalações Físicas e Equipamentos
Todos os aspectos das instalações físicas devem fornecer um ambiente de aprendizagem apropriado. A segurança do pessoal e dos animais deve ser uma alta prioridade. Salas de aula, laboratórios de ensino, hospitais de ensino, que podem incluir, entre outros, veículos ambulatoriais/de serviços de campo, salas de seminários e outros espaços de ensino devem ser limpos, mantidos em bom estado de conservação e adequados em número, tamanho e equipamentos para o ensino fins a que se destinam e o número de alunos matriculados.
Os escritórios administrativos e do corpo docente e os laboratórios de pesquisa devem ser suficientes para as necessidades do corpo docente e do pessoal.
Uma faculdade credenciada deve manter um hospital veterinário universitário no campus ou ter uma afiliação formal com um ou mais hospitais veterinários fora do campus usados para ensino. Componentes de serviços diagnósticos e terapêuticos apropriados, incluindo, entre outros, farmácia, diagnóstico por imagem, serviços de suporte diagnóstico, instalações de isolamento, cuidados intensivos/intensivos, veículos de serviço ambulatorial/de campo e instalações de necropsia devem ser fornecidos para apoiar o(s) hospital(is) de ensino ou instalações com políticas e procedimentos operacionais afixados em locais apropriados.
As instalações para alojamento de animais utilizadas para ensino e pesquisa devem ser em número suficiente, adequadamente construídas e mantidas de maneira consistente com os padrões aceitos de bem-estar animal. Equipamentos adequados de ensino, laboratório, pesquisa e clínica devem estar disponíveis para exame, diagnóstico e tratamento de todos os animais usados pela faculdade.
7.4. Padrão 4, Recursos Clínicos
Animais normais e doentes de várias espécies domésticas e exóticas devem estar disponíveis para fins de instrução, seja como pacientes clínicos ou fornecidos pela instituição. Embora os números precisos não sejam especificados, os pacientes internados e ambulatoriais, incluindo serviços de campo/ambulatórios e programas de medicina de produção/saúde do rebanho, são necessários para fornecer a quantidade e qualidade necessárias de instrução clínica. O programa deve ser capaz de demonstrar, usando sua avaliação de dados de resultados de competência clínica, que os recursos clínicos são suficientes para atingir as metas e a missão educacional declaradas.
É essencial que um número diversificado e suficiente de pacientes cirúrgicos e médicos esteja disponível durante uma atividade clínica no campus para a experiência educacional clínica dos alunos. A experiência pode incluir a exposição à educação clínica em locais fora do campus, desde que a faculdade revise essas experiências clínicas e resultados educacionais. Além disso, essas experiências clínicas devem ocorrer em um ambiente que forneça acesso a especialistas no assunto, recursos de referência, laboratórios clínicos modernos e completos, instrumentação de diagnóstico avançada e confirmação imediata (incluindo necropsia). Tais exemplos podem incluir um acordo contratual com profissionais próximos que atuam como membros adjuntos do corpo docente e centros de prática de campo fora do campus. O(s) hospital(is) universitário(s) deve(m) fornecer cuidados de enfermagem e instrução em procedimentos de enfermagem. Um serviço de campo supervisionado e/ou programa ambulatorial deve ser mantido no qual os alunos tenham várias oportunidades de obter experiência clínica em condições de campo. Em todas as situações, os alunos devem ser participantes ativos na avaliação do paciente, incluindo o diagnóstico físico e a tomada de decisão orientada para o problema de diagnóstico.
Os registros médicos devem ser abrangentes e mantidos em um sistema de recuperação eficaz para apoiar com eficiência os programas de ensino, pesquisa e serviço da faculdade.
7.5. Padrão 5, Recursos
O acesso oportuno a recursos de informação e profissionais de informação deve estar disponível para alunos e professores nos principais locais de treinamento. A faculdade deve ter acesso aos recursos humanos, digitais e físicos para recuperação de literatura veterinária relevante e de apoio e desenvolvimento de materiais instrucionais, e fornecer treinamento adequado para alunos e professores. O programa deve ser capaz de demonstrar, usando seus dados de avaliação de resultados, que os alunos são competentes na recuperação, avaliação e aplicação eficiente de informações por meio do uso de tecnologias de informação eletrônicas e outras apropriadas.
7.6. Padrão 6, Alunos
O número de alunos de graduação profissional deve ser consistente com os recursos e a missão da faculdade. O programa deve ser capaz de demonstrar, usando seus dados de avaliação de resultados, que os recursos são suficientes para atingir as metas educacionais estabelecidas para todos os alunos matriculados.
As faculdades devem estabelecer programas pós graduação, como estágios, residências e graus avançados (por exemplo, MS, PhD), que devem complementar e fortalecer o programa profissional e não afetar adversamente a experiência do estudante veterinário.
Os serviços de apoio ao estudante devem estar disponíveis dentro da faculdade ou universidade. Estes devem incluir, mas não estão limitados a, serviços apropriados para apoiar o bem-estar do aluno e para ajudar a enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais do programa de graduação; apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem ou outras; e apoio a atividades extracurriculares relevantes para a medicina veterinária e crescimento profissional.
A faculdade ou instituição de origem deve fornecer informações e acesso a serviços de aconselhamento sobre ajuda financeira, gerenciamento de dívidas e orientação profissional. O aconselhamento de carreira deve incluir a seleção de experiências clínicas.
A faculdade deve promover um clima institucional inclusivo que promova a diversidade dentro do corpo discente, de acordo com a lei aplicável.
Em relação à matrícula, as faculdades devem fornecer informações precisas para todos os anúncios relacionados ao programa educacional, fornecendo informações claras e atuais para os alunos em potencial. Além disso, o catálogo impresso ou informações eletrônicas devem declarar o propósito e os objetivos do programa, fornecer os requisitos e procedimentos de admissão, definir os requisitos do diploma, apresentar as descrições do corpo docente, fornecer um calendário acadêmico preciso, indicar claramente as informações sobre o custo educacional e o risco de dívida, para a faculdade . A faculdade deve fornecer informações sobre os procedimentos de retirada, incluindo o reembolso da mensalidade do aluno e taxas permitidas. As informações disponíveis para futuros alunos devem incluir os requisitos relevantes para o licenciamento profissional.
Cada faculdade credenciada deve fornecer um mecanismo para os alunos, anonimamente se desejarem, oferecer sugestões, comentários e reclamações sobre a conformidade da faculdade com os Padrões de Credenciamento. Esses materiais serão disponibilizados ao Conselho anualmente.
7.7. Padrão 7, Admissão
A faculdade deve ter uma política de admissão bem definida e declarada oficialmente e um processo que assegure uma avaliação justa e consistente dos candidatos. A política deve prever um comitê de admissões, cuja maioria deve ser composta por membros do corpo docente em tempo integral. O comitê deve fazer recomendações sobre os alunos a serem admitidos no currículo profissional após a consideração das inscrições de candidatos que atendam aos requisitos acadêmicos e outros, conforme definido na política formal de admissão da faculdade.
A faculdade deve demonstrar seu compromisso com a diversidade e inclusão por meio de seus processos de recrutamento e admissão, de acordo com a lei aplicável. As políticas de admissão da faculdade devem ser não discriminatórias, de acordo com a lei aplicável.
As disciplinas para admissão devem incluir aqueles cursos pré-requisitos para o programa profissional em medicina veterinária, bem como cursos que contribuam para uma ampla educação geral. O objetivo da educação pré-veterinária deve ser fornecer uma ampla base sobre a qual a educação profissional possa ser construída, levando ao aprendizado ao longo da vida com desenvolvimento profissional e pessoal contínuo.
Outros fatores além do desempenho acadêmico devem ser considerados para os critérios de admissão.
7.8. Padrão 8, corpo docente
O número e as qualificações do corpo docente devem ser suficientes para ministrar o programa educacional e cumprir a missão da faculdade. A participação em atividades acadêmicas é um critério importante na avaliação do corpo docente e da faculdade. A faculdade deve fornecer evidências de que utiliza um programa bem definido e abrangente para a avaliação do crescimento profissional, desenvolvimento e atividades acadêmicas do corpo docente.
Os cargos acadêmicos devem oferecer a segurança e os benefícios necessários para manter a estabilidade, continuidade e competência do corpo docente. A faculdade deve cultivar um corpo docente diversificado por meio de suas políticas de contratação e práticas de retenção, de acordo com a lei aplicável. A faculdade deve demonstrar seus esforços contínuos para alcançar paridade em oportunidades de promoção e remuneração. Professores em tempo parcial, residentes e alunos de pós-graduação podem complementar os esforços de ensino do corpo docente permanente em tempo integral, se devidamente integrados ao programa de ensino.
7.9. Padrão 9, Currículo
O currículo deve se estender por um período equivalente a um mínimo de quatro anos acadêmicos, incluindo um mínimo de um ano acadêmico de educação clínica prática. O currículo e o processo educacional devem iniciar e promover a aprendizagem ao longo da vida em cada candidato a grau profissional.
O currículo em medicina veterinária é de competência do corpo docente de cada faculdade, mas deve ser gerenciado centralmente com base na missão e nos recursos da faculdade. Deve haver flexibilidade suficiente no planejamento e gestão do currículo para facilitar revisões oportunas em resposta a questões emergentes e avanços em conhecimento e tecnologia. O currículo deve ser orientado por um comitê de currículo da faculdade. O currículo como um todo deve ser revisto pelo menos a cada sete (7) anos. A maioria dos membros do comitê de currículo deve ser docente em tempo integral. As avaliações curriculares devem incluir a coleta de informações qualitativas e quantitativas suficientes para garantir que o conteúdo curricular forneça conceitos e princípios atuais, bem como qualidade e eficácia instrucional.
O currículo deve fornecer:
- uma compreensão dos princípios e mecanismos biológicos centrais que fundamentam a saúde e a doença animal, desde o nível molecular e celular até as manifestações de organismos e populações.
- instrução científica baseada em disciplinas de maneira ordenada e concisa para que os alunos obtenham uma compreensão da função normal, homeostase, fisiopatologia, mecanismos de saúde/doença e história natural e manifestações de importantes doenças animais, domésticas e estrangeiras.
- instrução em teoria e prática de medicina e cirurgia aplicável a uma ampla gama de espécies. A instrução deve incluir princípios e experiências práticas em métodos de diagnóstico físico e laboratorial e interpretação (incluindo diagnóstico por imagem, patologia diagnóstica e necropsia), prevenção de doenças, biossegurança, intervenção terapêutica (incluindo cirurgia e odontologia) e gerenciamento e cuidado do paciente ( incluindo cuidados intensivos, medicina de emergência e procedimentos de isolamento) envolvendo doenças clínicas de animais individuais e populações. A instrução deve enfatizar a resolução de problemas que resulta na tomada e aplicação de julgamentos médicos.
- instrução nos princípios de epidemiologia, zoonoses, segurança alimentar, inter-relação entre animais e meio ambiente e a contribuição do veterinário para a população em geral e equipes profissionais de saúde.
- oportunidades para os alunos aprenderem como obter informações de clientes (por exemplo, histórico) e sobre pacientes (por exemplo, registros médicos), obter, armazenar e recuperar essas informações e se comunicar efetivamente com clientes e colegas.
- oportunidades ao longo do currículo para que os alunos obtenham uma compreensão dos princípios éticos, legais, econômicos e regulamentares profissionais relacionados à prestação de serviços médicos veterinários, finanças pessoais e empresariais e habilidades de gerenciamento; e obter uma compreensão da amplitude da medicina veterinária, oportunidades de carreira e outras informações sobre a profissão.
- Oportunidades ao longo do currículo para os alunos obterem e integrarem uma compreensão das importantes influências da diversidade e inclusão na medicina veterinária, incluindo o impacto do viés implícito relacionado às circunstâncias pessoais de um indivíduo na prestação de serviços médicos veterinários.
- conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, aptidões e comportamentos necessários para abordar com responsabilidade a saúde e o bem-estar dos animais no contexto das expectativas sociais em constante mudança.
- avaliação justa e equitativa do progresso do aluno. O sistema de notas da faculdade deve ser relevante e aplicado a todos os alunos de maneira justa e uniforme.
7.10. Padrão 10, Programas de Pesquisa
A faculdade deve manter atividades de pesquisa substanciais de alta qualidade que se integrem e fortaleçam o programa profissional. A produtividade acadêmica contínua dentro da faculdade deve ser demonstrada e a faculdade deve oferecer oportunidades para qualquer aluno interessado no programa veterinário profissional ser exposto ou participar de pesquisas contínuas de alta qualidade. Todos os alunos devem receber treinamento nos princípios e aplicação de métodos de pesquisa e na avaliação e integração da pesquisa em medicina veterinária e saúde animal.
7.11. Padrão 11, Avaliação
Os resultados do programa de graduação em medicina veterinária devem ser medidos, analisados e considerados para melhorar o programa. Os recém-formados devem ter o conhecimento científico básico, habilidades e valores para fornecer cuidados de saúde básicos, de forma independente, no momento da graduação. O desempenho do aluno deve ser incluído na avaliação dos resultados. Os processos devem estar em vigor para remediar os alunos que não demonstram competência em uma ou mais das nove competências.
A faculdade deve ter um sistema para coletar dados de resultados sobre recém-formados para garantir que as competências e os objetivos de aprendizagem do programa resultem em competências de nível de entrada relevantes. Os dados devem ser coletados de graduados e empregadores de graduados e avaliados.
A faculdade deve ter processos em que os alunos sejam observados e avaliados de forma formativa e sumativa, com documentação oportuna para garantir a precisão da avaliação por terem atingido as seguintes competências:
- diagnóstico abrangente do paciente (habilidades de resolução de problemas), uso apropriado de testes diagnósticos e registro gerenciamento
- planejamento de tratamento abrangente incluindo encaminhamento do paciente quando indicado
- anestesia e controle da dor, bem-estar do paciente
- habilidades básicas de cirurgia e gerenciamento de casos
- habilidades básicas de medicina e gerenciamento de casos gerenciamento
- emergência e terapia intensiva
- compreensão da promoção da saúde e biossegurança, prevenção e controle de doenças incluindo zoonoses e segurança alimentar
- conduta ética e profissional, habilidades de comunicação, incluindo aquelas que demonstram compreensão e sensibilidade de como a diversidade e as circunstâncias individuais dos clientes podem impactar a análise crítica dos cuidados de saúde
- novas informações e descobertas de pesquisas relevantes para a medicina veterinária.
O Conselho de Educação espera que 80% ou mais dos alunos do último ano de graduação de cada faculdade que se candidatam ao NAVLE tenham sido aprovados no momento da formatura.*
*As faculdades que não atenderem a esse critério serão submetidas à seguinte análise:
O Conselho calculará um intervalo de confiança binomial exato de 95% para as pontuações do NAVLE para faculdades cuja taxa de aprovação do NAVLE caia abaixo de 80%. As faculdades com um limite superior de um intervalo de confiança binomial exato de 95% inferior a 85% por dois anos sucessivos nos quais as pontuações estão disponíveis serão colocadas em Credenciamento Probatório. As faculdades com um limite superior de um nível de confiança binomial exato de 95% inferior a 85% por quatro anos sucessivos nos quais as pontuações estão disponíveis serão, por justa causa, colocadas no Credenciamento Terminal. Se nenhum graduado do programa fizer o NAVLE, o Conselho usará outros resultados educacionais do aluno para avaliar a conformidade com o padrão, incluindo aqueles listados em 12.11.1.