Estudo mostra que ruído ambiente durante consulta provoca medo em gatos
Pesquisa foi publicada na revista científica Behavioural Processes e mostrou que os estímulos, além do medo, causam estresse
Um estudo publicado na revista científica Behavioural Processes revelou que os estímulos ambientais, como o ruído, contribuem para o medo em gatos durante as consultas veterinárias.
A investigação realizou duas experiências. Na primeira, os gatos foram submetidos a um exame físico simulado numa clínica veterinária com (n = 16) e sem (n = 16) uma gravação de ruído. Na segunda, os gatos de um abrigo foram expostos (n = 15) ou não (n = 15) à mesma gravação, enquanto podiam se mover livremente num pequeno recinto. O objetivo desta segunda experiência era avaliar as respostas dos gatos ao ruído fora da clínica veterinária.
Em ambos os casos, os gatos experimentaram alterações fisiológicas associadas ao estresse, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, quando expostos ao ruído ambiente.
Na segunda experiência os gatos também mostraram respostas comportamentais negativas, tais como alterações na cauda e na posição corporal.
Já os gatos na primeira experiência foram expostos a vários fatores de estresse diferentes e isso poderia ter resultado num efeito onde as suas respostas já estavam elevadas e não podiam ser controladas. As respostas de estresse registraram o pico durante a pesagem e a medição de temperatura.
“Esperamos que esta investigação sirva para mostrar que o ruído ambiental pode ser estressante, e precisamos ter isso em mente para ajudar a criar um ambiente mais tranquilo para os gatos”, declarou a autora principal do estudo, Nicola Furgula.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.