Estudo afirma que “Biópsia líquida” pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer em cães
Um estudo de validação clínica realizado com mais de 350 cães sugere que um teste sanguineo, chamado de biopsia liquida pode aumentar as chances de detecção pré-clínica do câncer
De acordo com a empresa PetDx, a adição de uma simples coleta de sangue aos check ups anuais pode ajudar na detecção precoce de mais de 30 tipos de câncer em cães.
A empresa de diagnóstico molecular publicou os resultados de um estudo de validação clínica para seu produto chamado, OncoK9, um teste de detecção precoce de vários tipos de câncer (MCED) para cães, que usa sequenciamento de ultima geração (NGS) de DNA.
O estudo analisou mais de 350 cães diagnosticados com câncer. A revisão retrospectiva dos prontuários médicos foi realizada para estabelecer a história e a queixa que, em última análise, levou a um diagnóstico definitivo de câncer.
Quatro por cento desses pacientes tiveram seu câncer detectado durante uma verificação rotineira antes do início dos sinais clínicos. As amostras de sangue foram submetidas à extração de DNA, preparação e sequenciamento de última geração. Os dados de sequenciamento foram analisados usando um programa de bioinformática desenvolvido por eles para detectar alterações genômicas associadas à presença de câncer.
O produto patenteado detectou câncer em cerca de metade dos cães com doença pré-clínica, relata a PetDx, sugerindo que o uso de um teste de triagem de “biópsia líquida” baseado em sequenciamento de última geração tem o potencial de aumentar a detecção precoce de câncer em visitas rotineiras e expandir o número de tipos de câncer detectável nessas visitas.
“Este estudo mostrou que muito poucos casos de câncer foram realmente encontrados usando o protocolo padrão empregado atualmente”, diz o principal autor e diretor médico da PetDX, Andi Flory, DVM, DACVIM (Oncologia). “A grande maioria foi encontrada somente depois que a família do cachorro notou algum dos sinais clínicos em casa. E infelizmente, no momento em que os sinais clínicos são evidentes, o câncer já pode estar avançado”.
O teste, que usa uma amostra de sangue, já demonstrou detectar 30 tipos diferentes de câncer em cães, com uma sensibilidade de 85,4% para três dos tipos mais agressivos (linfoma, hemangiossarcoma e osteossarcoma) e uma sensibilidade geral de 54,7%. , com uma especificidade de 98,5 % (correspondente a uma taxa de falsos positivos de 1,5 %).
“O sequenciamento de ultima geração é uma tecnologia avançada usada na medicina humana, incluindo testes de “biópsia líquida” para detecção de câncer”, diz Ilya Chorny, PhD, diretor de tecnologia da PetDx. “É altamente específico para determinados tipos de câncer, por isso tem uma baixa taxa de falsos positivos. Ele procura alterações genômicas associadas ao câncer em milhões de fragmentos de DNA em cada amostra de sangue e pode permitir que mais casos de câncer sejam detectados precocemente em pacientes humanos e caninos”.
“A chamada “biópsia líquida” é uma nova ferramenta para mudar a forma como detectamos o câncer em cães, permitindo que mais cânceres sejam diagnosticados mais cedo, quando ainda pode haver mais opções de tratamento”, acrescenta o Dr. Flory.
Os resultados foram publicados no Journal of Veterinary Internal Medicine e voce pode acessa-lo aqui: https://vetsapiens.com/artigos/cancer-detection-in-clinical-practice-and-using-blood-based-liquid-biopsy-a-retrospective-audit-of-over-350-dogs