Crescimento do setor veterinário aumenta demanda por especialistas
Por PUCPR
Mais pets nas famílias, mais produtos e serviços especializados. Cursos de pós-graduação acompanham tendências do mercado
Ração elaborada de acordo com o porte, raça e idade. Creches day use para hospedar os animais enquanto os tutores trabalham. Junto com alguns hábitos que já se tornaram comuns entre quem tem pets, novos campos de atuação profissional ganham espaço. Do atendimento clínico generalista às especialidades como dermatologia, neurologia e odontologia veterinária, a preocupação com a saúde dos bichos se tornou tão importante quanto a rotina de brincadeiras. “Atualmente os pets se tornaram constituintes de muitos lares e o conceito de família multiespécie promoveu de forma significativa um crescimento no percentual da população de cães e gatos no Brasil”, aponta a Dra. Carolina Zaghi Cavalcante, médica veterinária e professora titular dos cursos de especialização em veterinária da PUCPR. Um levantamento do Instituto Pet Brasil endossa a informação: há 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos no Brasil.
A paixão dos brasileiros por animais de estimação consolida um dos mercados que mais cresce no país. Somente em 2019, o faturamento total do segmento veterinário foi de R$ 36 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O levantamento também considera outros animais domésticos, como aves, coelhos, peixes e répteis de pequeno porte.
Especializações para atender o mercado
Especializações em Medicina Veterinária acompanham tendências do setor — Foto: PUCPR
O Conselho Federal de Medicina Veterinária estima que há em torno de 84 mil profissionais formados exercendo a profissão no país. Com um mercado de trabalho que cresce em média 13% ao ano, segundo o levantamento do Instituto Pet Brasil feito para o IBGE, há espaço para consultores, responsáveis técnicos, especialistas em nutrição e desenvolvimento de produtos. Somente a parte de alimentação corresponde a 68% do faturamento total do setor, enquanto a prestação de serviços médicos equivale a 16% e a parte de medicamentos fica em torno dos 8%.
Para atender a um mercado tão diverso e crescente, a dica da professora da PUCPR é investir em especialização. Na parte de saúde veterinária, os avanços tecnológicos acompanham a multiplicação do número de pets dentro das casas e surgem como oportunidade para prestação de serviços diferenciados. “A busca por profissionais especializados detentores de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas aumentou de forma exponencial a longevidade dos cães e gatos, demandando uma atualização constante por parte dos profissionais”, complementa Carolina.
Com animais domésticos cada vez mais presentes nos lares, mercado tem novas possibilidades para profissionais especialistas. — Foto: PUCPR
Na Escola de Ciências da Vida da PUCPR, os cursos de pós-graduação em Medicina Veterinária incluem as áreas de Acupuntura Veterinária, Anestesia e Analgesia Veterinária e Clínica Médica de Animais de Companhia. As aulas práticas são ministradas em um espaço exclusivo da instituição, a Clínica Veterinária Escola (CVE). “Os cursos são disruptivos, com características únicas no mercado atual, que visam proporcionar aos estudantes a consolidação dos conhecimentos por meio do acompanhamento da rotina de atendimentos”, conclui a professora.