Coronavírus: veterinários se mobilizam para emprestar respiradores às equipes de saúde
Nas regiões de Campinas e Piracicaba, 9 aparelhos foram colocados à disposição; veja como fazer o cadastro.
Por Jonatan Morel e Guilherme Ferraz*, EPTV e G1 Campinas e região
Clínicas veterinárias e profissionais da área que possuem equipamentos como respirador mecânico, monitor ou concentrador de oxigênio estão se mobilizando para auxiliar no combate ao coronavírus. Um cadastro nacional informa às equipes de saúde a quantidade dessas máquinas disponíveis para reforçar o atendimento de futuros pacientes. Na região de Campinas (SP), nove aparelhos já foram colocados à disposição.
A ação é organizada pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva, e só é possível pois as máquinas são originalmente concebidas para uso em humanos, e apenas adaptadas para uso veterinário.
Aparelhos colocados à disposição na região
- Campinas: 5
- Americana: 2
- Limeira: 1
- Piracicaba: 1
Além do empréstimos de aparelhos, a academia reforça que, se necessários, os próprios veterinários podem se tornar agentes voluntários de apoio às equipes de saúde. São cerca de 150 mil ativos no país.
“É uma massa de agentes de saúde única que não deve ser desprezada. Que entende muito de saúde única, de contatos, de zoonoses, de transmissão, de assepsia, que podem ajudar nas coletas para os exames e até auxiliar a enfermagem a trabalhar com os pacientes. A gente coloca a classe à disposição da sociedade”, destaca Rodrigo Rabelo, diretor do Comitê Covid-19 da academia.
Veterinários disponibilizam equipamentos para auxílio das equipes de saúde que combatem o coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV
*Sob supervisão de Fernando Evans