Blog – A importância dos cursos de atualização na veterinária
Uma das coisas mais empolgantes de trabalhar na área médica e principalmente na veterinária é a rapidez com que as coisas mudam.
Temos o privilégio de viver em uma época em que a ciência dá passos rápidos e a atual tecnologia e inteligência artificial ajudam ainda mais a veterinária a evoluir cada vez mais, dia após dia.
Todas as semanas, vemos uma infinidade de novos medicamentos, novos equipamentos e novas técnicas de diagnóstico.
Técnicas como ressonância magnética e tomografia computadorizada estão cada vez mais acessíveis, pelo menos nos grandes centros urbanos.
Hoje vemos avaliação de dor através do uso de aplicativos, novos equipamentos de anestesia, termografia, bancos de dados sendo usados pela inteligência artificial para gerar diagnósticos mais precisos e cirurgias robóticas.
Há então uma variedade de novas estratégias tecnológicas que vêm sendo aplicadas na medicina veterinária moderna.
Isso é excelente para nós veterinários e obviamente, para nossos pacientes e seus tutores, pois podemos diagnosticar com mais rapidez e precisão, tratar e operar com mais eficácia do que nunca.
No entanto, toda essa rápida evolução nos demanda atualização constante.
E como nós, profissionais, estamos nos mantemos atualizados?
Fora do Brasil, em países como Inglaterra e Estados Unidos, os conselhos veterinários oficiais estabelecem os requisitos mínimos para qualquer veterinário se manter registrado. Ou seja, eles precisam cumprir um mínimo de horas, de “CPD – Continuing Professional Development”, que seriam horas de “Desenvolvimento Profissional Contínuo”.
Dentro desses CPDs, contam “quaisquer atividades que você empreenda a fim de promover sua competência profissional como parte de um programa de desenvolvimento planejado”.
Com isso, eles podem ler periódicos, participar de conferências e palestras online, participar de treinamentos, matricular-se em cursos de veterinária de atualização, de revisão, de especialização, ou outros tipos de cursos para se manter atualizado.
Apesar disso, aqui no Brasil ainda não há uma exigência formal de obtenção de créditos similares aos CPDs, que comprovem a atualização do profissional.
Mas mesmo sem essa exigência formal, o próprio mercado exige veterinários cada vez mais atualizados dentro de suas áreas de atuação.
Apesar do Conselho Federal de Med. Veterinária (CFMV) não instituir programas de CPD, ele reconhece e concede títulos em 17 especialidades veterinárias, são elas:
- acupuntura;
- anestesiologia;
- cardiologia;
- cirurgia;
- clínica de felinos;
- clínica médica de pequenos animais;
- dermatologia;
- diagnóstico por imagem;
- homeopatia;
- inspeção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos animais;
- medicina veterinária intensiva;
- medicina veterinária legal;
- medicina veterinária do coletivo;
- oftalmologia;
- oncologia;
- patologia e tecnologia de produtos de origem animal e de saúde pública
Tanto os especialistas quanto os que ainda não tem o título, precisam manter-se atualizados e aí entra a importância de se realizar cursos de veterinária, cursos esses que devem ser bem selecionados e realizados com frequência.
Aqui abaixo estão alguns critérios importantes na hora de escolher os melhores cursos. O curso deve possuir, de preferencia:
- Temas relevantes para minha rotina profissional
- Coordenadores com experiência na área (especialistas) e na docência
- Palestras dinâmicas com atualizações diagnósticos ou terapêuticas
- Palestrantes renomados e experientes na área
- Palestrantes internacionais que possam trazer novas estratégias
- Apresentação de trabalhos científicos
- Materiais didáticos complementares
- Discussão de casos clínicos reais
- Ferramentas de avaliação do aprendizado
- Possibilidade de fazer/enviar perguntas
- Possibilidade de encontrar colegas da mesma área e trocar experiências
- Possibilidade de fazer à distância ou presencial
- Plataforma moderna e fácil navegação
- Preço justo e acessível
- Plataforma moderna e fácil navegação
Atualmente em nosso país temos muitos cursos de veterinária disponíveis, tanto presenciais como à distância, cursos curtos, de média e de longa duração. Cursos organizados por associações médicas, sociedades científicas, faculdades, universidades, empresas e plataformas veterinárias.
O importante é o profissional entender suas reais necessidades e procurar cursos chancelados por instituições, coordenadores e professores renomados.
E se você tem interesse em conhecer cursos de qualidade e organizados pelos melhores coordenadores e professores da área, visite nossos cursos de veterinária!