Projeto que cria a Farmácia Veterinária Popular em Goiás já tramita na Alego
segunda-feira 16 março 2020
O deputado Iso Moreira, autor do projeto, argumenta que a medida pode diminuir, inclusive, a terrível prática de abandono de animais
Os amantes de pets do Estado de Goiás ganharam um bom motivo para comemorar. Isso porque tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei (PL) que institui a criação de uma Farmácia Veterinária Popular, voltada para donos de animais domésticos que não podem arcar com os altos custos dos medicamentos veterinários.
A proposta é do deputado Iso Moreira (DEM), e já se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria de Diego Sorgatto (PSDB). De acordo com Moreira, depois dos EUA, o Brasil é apontado como o país com a maior população de animais domésticos, sendo constatado um aumento de 17,6% na quantidade de cães e gatos nos últimos anos.
O fato, segundo o parlamentar, torna necessária a implantação de políticas públicas voltadas ao amparo dos indivíduos de baixa renda que possuam pets, mas que não dispõem de recursos financeiros para arcar com custos veterinários, que não costumam ser acessíveis.
Moreira ainda diz que a proposta de criar uma Farmácia Veterinária Popular, com medicamentos que todos possam pagar, pode influenciar, inclusive, na diminuição da prática de abandono de animais, uma vez que os donos dos bichinhos passarão a ter meios viáveis de tratá-los.
Por fim, o parlamentar enfatiza o fato de a população ser afetada “por doenças transmitidas pelos animais domésticos que mantêm, sob sua guarda, hospedeiros de doenças causadas por protozoários”, o que tornaria o projeto apresentado ainda mais pertinente.