FMVZ- USP se mantém na liderança do Ranking Universitário Folha (RUF)
Em sua nova edição, primeira após a pandemia, o Ranking Universitário Folha (RUF) traz USP como líder com 98,85 pontos de 100, seguida pela Unicamp com 98, 20.
Sobre o RUF
Suspenso na pandemia, o ranking retornou após quatro anos e nesta nona edição avaliou as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho.
Ao todo, são 18 componentes, que, juntos, somam 100 pontos. A mais bem classificada é a que recebe maior pontuação. A USP, por exemplo, primeira colocada na lista geral, atingiu 98,85. Os dados que compõem os indicadores são levantados diretamente pela Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e de agências estaduais e federais de fomento à ciência.
Dentre os componentes, há duas pesquisas nacionais de opinião realizadas pelo Datafolha com empregadores e professores.
Nesta edição, passaram a ser avaliadas todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior procura no país como medicina, psicologia e direito. Foram avaliadas mais de 2.200 instituições de ensino entre universidades, centro universitários e faculdades.
Em relação o curso de medicina veterinária esses são os cursos com maiores pontuações no ranking:
1o lugar – USP
2o lugar – UNESP
3o lugar – UFMG
4o lugar – UFV
5o lugar – UFLA
6o lugar – UFSM
7o lugar – UEL
8o lugar – UFRGS
9o lugar – UFRRJ
10o lugar – UFF
Todos os cursos que ocuparam os primeiros lugares são cursos de universidades públicas, federais e estaduais.
O ranking completo pode ser conferido em RUF 2023
Fontes: Folha e UOL