China lança padrão nacional para terminologia na medicina veterinária tradicional chinesa
A China aprovou e divulgou neste mes, os padrões para a terminologia da med. veterinária tradicional chinesa, que serão implementados a partir de 1º de março de 2024, informou a Academia Chinesa de Ciências Agrárias (CAAS, em inglês).
A medicina veterinária tradicional chinesa desenvolveu-se ao longo de milhares de anos e apresenta um sistema teórico completo e métodos de diagnóstico e tratamento únicos, disse Wang Guibo, do Instituto de Pecuária e Ciências Farmacêuticas em Lanzhou, sob a CAAS.
No entanto, faltava a padronização terminológica, acrescentou.
O padrão foi elaborado por especialistas do Instituto de Pecuária e Ciências Farmacêuticas em Lanzhou, bem como de outras universidades chinesas. Abrange a descrição e aplicação da terminologia veterinária tradicional chinesa, a fim de acelerar os intercâmbios acadêmicos internacionais e orientar a pesquisa clínica, científica e o ensino da medicina veterinária chinesa.
O padrão define sistematicamente 554 termos como yin e yang, e os cinco elementos (água, madeira, fogo, terra e metal), utilizados no ensino, diagnóstico e tratamento, pesquisa científica, gestão, publicação e intercâmbio acadêmico da medicina veterinária tradicional chinesa.
Espera-se que o padrão promova a aplicação clínica e a pesquisa e desenvolvimento de mais novas tecnologias e produtos da medicina veterinária tradicional chinesa, e apoie o desenvolvimento da pecuária da China, disse Wang.
A equipe também elaborou padrões para acupuntura em equinos, que foram implementados em 1º de fevereiro de 2023.
Fonte: http://portuguese.xinhuanet.com/