Guia da Oficina de Trabalho: Enfrentamento da Esporotricose Felina no Estado do Paraná
1 de agosto de 2023
Em novembro de 2022 foi realizada uma oficina de trabalho com 9 horas de duração que contou com a presença de 31 profissionais de diversas áreas e setores envolvidos com o tema. Como produto desse encontro foi produzido um Guia “Enfrentamento da Esporotricose Felina no Estado do Paraná.
A realização da Oficina de Trabalho: Enfrentamento da Esporotricose Felina no Estado do Paraná surgiu da demanda progressiva para atendimento de felinos doentes de famílias em situação de vulnerabilidade social pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (Centro MVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diante dessa demanda, foi implantado o Centro Especializado em Atendimento à Esporotricose Felina (CATe) no Centro MVC, tendo como parte integrante o Laboratório de Microbiologia do Setor de Ciências Agrárias, UFPR.
Em reunião entre representantes do CATe, Secretarias de Estado da Saúde e de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST) do Paraná e, posteriormente, com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), a proposta da realização da Oficina foi concretizada, com o objetivo de propor estratégias para o enfrentamento da esporotricose animal e humana no estado do Paraná, como parte de uma política pública estruturada sob a estratégia de saúde única.
Segue o produto ao lado da oficina que teve uma parte inicial expositiva, com apresentações de até 20 minutos em diversos temas correlatos, seguida de uma seção participativa, com discussões em grupo e em plenária, dinâmicas para identificação dos problemas e lacunas para o enfrentamento da esporotricose.