Formação: Encontro do CRMV-SP discutirá qualidade do ensino superior
Conselho de SP lançará primeiro edital de sistema de certificação de qualidade para graduação
No dia da Educação, em 28 de abril, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoverá a segunda edição do Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.
Voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, o evento ocorrerá no Mercure São Paulo Bela Vista (Rua Maestro Cardim, 407, Paraíso, São Paulo), das 8h às 17h30.
O encontro, promovido pela Comissão Técnica de Educação do Regional, vai marcar o lançamento do primeiro edital de chamamento do Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no Estado de São Paulo.
“Queremos ouvir os anseios e necessidades dos coordenadores, compartilhar boas práticas e experiências, e assim buscar a união e o fortalecimento educacional que envolve a Medicina Veterinária”, diz o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do Regional, Fábio Manhoso.
A pauta surgiu após a divulgação do relatório “Diagnóstico Situacional de Qualidade dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina Veterinária Submetidos a Análises para Fins de Autorização”, realizado pela Comissão Nacional de Educação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV).
O resultado apresenta um quadro preocupante sobre a qualidade dos cursos de graduação em Medicina Veterinária aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no período de 2018 a 2021, baseado na avaliação de 40 processos recebidos pelo MEC no período mencionado.
“Os dados mostram que muitos jovens estão se formando sem saber lidar adequadamente com vidas animais e humanas. Considerando a importância da atuação do médico-veterinário nas diversas áreas que impactam diretamente o bem-estar dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente, é urgente promover debates e encontros que discutam a educação superior da nossa profissão”, disse o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.
Durante o II Encontro de Coordenadores de Cursos do CRMV-SP, os participantes terão a oportunidade de escrever uma carta, salientando a importância de se assegurar a formação adequada dos futuros profissionais.
“É urgente que haja fiscalização e qualidade dos cursos de graduação. Para isso, precisamos também fortalecer e melhorar a atuação política dos médicos-veterinários, para que possamos dialogar de forma assertiva junto aos órgãos públicos”, enfatiza o presidente da Comissão Técnica de Educação.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe revista Cães&Gatos.